sábado, 25 de julho de 2009

MARCELO NOVA E O ROCK NÃO MORREU...


Dia 12 deste mês fui ver Marcelo Nova na comemoração do Dia Mundial do Rock que acontece anualmente em Barra do Una,São Sebastião-SP,já tinha escutado falar que acontecia este evento lá mas sempre tive a impressão de ser uma coisa pequena,um encontro entre amigos,e sim,é,mas o que ví desta vez me deixou impressionado,um palco bem montado,sonorização boa,toda uma estrutura para as bandas que tocaram,segurança para o público,policiamento,apoio da comunidade e engajamento de todos.Outra coisa que me impressionou foi a quantidade de bandas de rock em apenas uma praia(chamamos praia,podem ler bairro),se não me engano o Silvião me falou mais de meia dúzia.E pelo que eu ví Barra do Una pode ser chamada de a praia mais roqueira do litoral paulista,e provavelmente do Brasil.
Silvião saudando os loucos

A quadra comunitária este ano está coberta(eu ví fotos do ano passado e ainda estava sem cobertura)então mesmo que chovesse não atrapalharia,mas não choveu,estava uma noite linda e um frio enorme,mas que eu ,a Lú e o Décio esquentamos com conhaque,pinga,mel e limão.Quem conhece o lado sul do município de São Sebastião sabe como é difícil viver alí,tudo é longe,apesar do glamour e do hype em cima das praias a população local sofre com a distância da sede administrativa do município sendo que a distância do limite entre meu município e o centro de São Sebastião é de aproximadamente 100 km ,Barra do Una deve ser uns 80km distante do centro,organizar um evento deste não é tarefa fácil,Silvião e seus amigos estão de parabéns. O evento,além de ser um agregador para a comunidade(tinha barracas de comida,bebidas,todas de moradores locais,não faltou nada)tem um caráter filantrópico pois a entrada era somente um quilo de alimento ou um livro para ajudar a montar uma biblioteca no local e a cada ano que passa pelo que percebí vai ficando maior e melhor,ano passado a atração principal foi Golpe de Estado,e este ano Marcelo Nova,o último "rocker" de verdade ainda em atividade no Brasil.
Comunidade roqueira

Face Okulta

Quem começou tocando foi a banda Face Okulta do Guarujá,já tinha encontrado ela no Festival 7.1.9 no Delta Bar lá no Tombo,a molecada está ficando cada vez melhor,diz eles que estão gravando CD,e pelo que lí por aí estão gravando aqui na minha humilde e pequena aldeia,mas isto é assunto pra outra hora.
Código de barra

Depois quem tocou foi Código de Barra,banda de Barra do Una mesmo, que eu me lembre só tocaram covers,mas tocaram muito,perfeito mesmo, e se atreveram a fazer um cover de Hendrix e outro dos Mutantes,não é pra qualquer um. Acho que a ordem está certa e que a próxima banda foi Five Lost,também não deixaram a desejar,mas tudo que me lembro foi do cover do System,muito bem executado,conforme ia me "esquentando" o estado mental ia se alterando,he.
Five Lost

A próxima banda foi Sabugo Seco, a atração principal da noite pro povo local,a banda é a mais antiga de Barra do Una e pelo visto a mais querida,achei bem louco o fato de todos,mas todos,pelo menos os que estavam lá gostarem de rock,cantarem junto,chamaram uma professora da escola local pra cantar junto no palco,e ela subiu e cantou,o clima família ficou completo com o filho de um dos integrantes da banda subindo ao palco com sua guitarrinha e "bangueando" com uma blusa na cabeça. Depois subiu um cover do Raul,cantou umas 2 ou 3 músicas e veio a atração principal,Mr.Marcelo Drummond Nova,mais conhecido como Marceleza.
Sabugo Seco

Confesso que fui pro show sem muitas expectativas,só queria ver o show do cara,afinal Camisa de Vênus fez parte da minha trilha sonora da adolescência,lembro de copiar uma fita k7(original) de um amigo do disco "Correndo o risco". Marcelo subiu ao palco já era tarde,quase 1h da matina,a banda já tocando,o cara sabe do riscado,mas aí sua guitarra não estava com um som legal,ele sem dar pití apenas balançou a cabeça pro técnico ,deixou a guitarra e foi lá pra trás de novo, voltou e começou logo com "Poeira no chão" do seu último cd,"Galope do tempo".
Depois disto começou a desfilar os hits do Camisa,na hora que comecei a escutar aquelas músicas ,aquela tremida de voz que o cara dá, não teve como não me emocionar, a nostalgia bateu forte pois as lembranças voltaram com tudo na mente. Tocou "Sinca Chambord","Só o fim",e quando tocou "My way" mandou todo mundo tomar naquele lugar e todo mundo adorou,na maioria das músicas nem tocava muito sua guitarra,fazia mais pose,mas o cara sabe fazer e não precisa provar mais nada pra ninguém nos seus quase 60 de idade,como já o ví falando numa entrevista,ele já fez sua parte.

A melhor hora do show foi quando todo mundo gritando o famoso "Bota pra fudê" e "Rock'n'roll" que são marcas registradas dos shows do Camisa e do Marceleza, ele simplesmente disse que não ia dar rock'n'roll,que não sabia nada de rock,que o negócio dele era bolero,e começaram a tocar mesmo uma versão quase bolero de "Beth morreu" com todo mundo acompanhando(me arrependí de não ter gravado isto).Quando terminou disse:"-Tá vendo como esse negócio de rock'n'roll é só pose,neguinho aí com camiseta de metaleiro cantando bolerão,vocês são é brega!!!",dei muita risada,principalmente das suas improvisações durante a música,como "Beth me disse:-Marceleza,não é que não te quero,mas é que gosto mais do NXZERO".
Padre Marcelo

Cantou ainda "Pastor João" e "Carpinteiro do universo",parcerias suas com Raul e terminou com "Eu não matei Joana D'arc". No final evaporou-se pela parte dos fundos do palco,sua missão estava cumprida,mais uma vez.Ainda teve a banda Sick Mind,mas não pude ficar pra ver,afinal já era segunda-feira e quase 3h da matina quando acabou o show do Marcelo Nova.
Valeu Silvião pelo convite e tenha certeza que estarei aí de novo ano que vem.Longa vida à iniciativa de vocês!!!ROCK'N'ROLL!!!
The last rocker

O rock não morreu.



www.myspace.com/sabugoseco
www.myspace.com/faceokulta

5 comentários:

  1. Valeu a força aí Balaio!
    Fico feliz em saber que você curtiu a festa e principalmente as bandas.
    Grande abraço e resistência sempre!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a moral!
    Muito bom saber que nosso show agradou.
    Parabéns pelo blog
    Longa Vida ao Rock!

    ResponderExcluir
  3. Viva o melhor evento de Rock do Litoral Paulista!

    ResponderExcluir
  4. Barra do Una definitivamente é a praia mais roqueira do litoral!

    ResponderExcluir
  5. esse evento ainda vai fazer muito mais barulho........estamos nessa

    beijokas
    100jaba web radio
    100jaba.com

    ResponderExcluir