quarta-feira, 17 de junho de 2009

90 anos de Jackson do Pandeiro

Maurício Sandália e Cia. Corisco de Coco e Rojão.

90 anos de Jackson do Pandeiro.SESC-Santos 10/06/09

(texto,fotos e vídeos:Fábio Balaio)

Maurício Sandália.


Conhecí o Maurício (Rayel) "Sandália" através de uma amiga em comum,a Renata Fernandes,que trabalha com produção de programas para rádio AM em Santos(inclusive o programa que ela produz faz um trabalho interessante de resgate musical,mas isso fica pra outro dia). Eu estava atrás de artistas que estão despontando ou que têm projetos,ou seja,quem faz acontecer na minha região e ela me deu alguns nomes. Quando fui entrevistá-lo ele me contou que estava com um projeto em homenagem aos 90 anos de nascimento do Jackson do Pandeiro,me contou que era fã e que ao ler uma biografia se deparou com a data e imediamente veio a idéia do show.


Mauríco Sandália e Cia. Corisco de Coco e Rojão

Coral Maravilha.


O próximo passo dele foi chamar a Sandra Magalhães, que tem um espaço alternativo e uma produtora em Santos chamados Corisco Mix,onde o Maurício apresenta um projeto chamado "Noites na Lapa",tocando sambas tradicionais,aliás,no Corisco se apresentam regularmente músicos e artistas independentes(mais assunto pro futuro),a Sandra entrou em contato com o Jorge Lampa,violonista,músico conceituado e doutor em música popular pela Unicamp,para cuidar da concepção artística e musical do show.

Jorge Lampa.

Chamaram então o acordeonista Tião César e o pandeirista Edinho Schmidt,músicos que já tocaram com grandes nomes da música nacional,Fernando Santos(zabumba) e Paulo Infante (triângulo e percussão), da ONG "Percutindo Mundos" de São Vicente,além de Monique Cunha do "Coral Zanzalá" de Cubatão para dirigir o coral formado por ela mais Juliana Finamore e Wendy.
Tião César.
Edinho Schmidt e Paulo Infante.
Fernando Santos.

Juliana Finamore,Monique Cunha e Wendy.


Quando escutei as músicas que eles tinham gravado para o show já percebí que tinha ficado muito bom, então fiquei ansioso pra ver no palco como aquilo ficaria ao vivo. Bem,dia 10 chegou ,véspera de feriado,o show marcado para 21:30h,mesmo horário do jogo da selecinha do anão,chuva caindo,quando cheguei o show já tinha começado e pra minha grata surpresa o lugar estava lotado,o povo já estava ensaiando uns passos na frente do palco,mais umas duas músicas e logo tinha uma dúzia de casais ralando bucho,batendo coxa,arrastando pé e similares.
SESC-SANTOS cheio.

A banda está muito bem entrosada,a qualidade dos músicos é indiscútivel,todos senhores dos seus respectivos instrumentos ,o coral além de ser afinadíssimo é bonito de se ver,visualmente e cenicamente,e como disse o Maurício,sem elas o show perderia todo seu charme. A alegria da banda contagiou o público,no show tocaram todas as músicas consagradas de Jackson e algumas menos conhecidas ou lembradas, e virou um grande "arraiá" no meio,todo mundo dançando quadrilha, no encerramento tocaram "Jack sou brasileiro" do Lenine. Mas é claro que tiveram que voltar pra um bis,pois se não fosse por estar sendo realizado no SESC e com horário pra acabar,tenho certeza que 3h de show seria pouco pra quem estava lá dentro. Fazia tempo que não me divertia assim.

Incorporando Jackson.





Coco.


Hora do "arraiá": http://bit.ly/6yKlm


Video do encerramento do show: http://bit.ly/10w0we

Um comentário:

  1. Posso dizer que ao indicar o Maurício ao Balaio, não tinha mta noção de como seria esse projeto. Também fui no show do SESC e sem medo posso dizer que é um trabalho imperdível. Todos deram o sangue e a alma, e desenvolveram um projeto muito especial, de qualidade e um excelente divertimento com certeza. Aos fãs de uma boa música brasileira, não percam a oportunidade de assistí-los, patrociná-los e claro contratá-los. Grande beijo a todos... Renata Fernandes

    ResponderExcluir